Médico alerta que Chikungunya tem matado mais em Serra Talhada que em Pernambuco

04:09 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


Médico alerta que Chikungunya tem matado mais em Serra Talhada que em Pernambuco

Foto: Valdecir Galor/SMCS
O médico e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Nena Magalhães, fez um grave alerta com relação à saúde pública na Capital do Xaxado. Durante entrevista ao programaSertão Notícias, o médico-cirurgião afirmou que a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vem acarretando uma escalada de mortes sem registros em Serra Talhada. Segundo ele, a falta de ações preventivas permitiu o agravamento da situação que é preocupante.
“Quem sente mais é o povo de Serra Talhada. A chikungunya tem matado mais em Serra Talhada do que em todo estado de Pernambuco. O cemitério todo dia tem o enterro de um velhinho, quando dá (a doença) no novo ainda escapa, mas dá num velho que já tem comorbidades, que é doente do coração, que é diabético, se tem problema renal… se tem problema no fígado, não aguenta, não suporta. A doença é letal”, revelou Nena Magalhães, cobrando das autoridades um mapeamento dos casos na cidade.
“Me diga qual foi o estudo que foi feito em Serra Talhada, por exemplo, para dizer quantos foram os casos pelo menos diagnosticados no hospital? O médico geralmente bota chikungunya e uma interrogação, se eu não tenho a certeza imunológica e se não tenho um exame, que é muito caro. Qual o pobre que pode pagar R$ 500 para fazer um exame desse? Nenhum. Então, milhares de pessoas pegaram chikungunya em Serra Talhada e não foram confirmados laboratorialmente”, reforçou.
Durante a entrevista, o médico lamentou a ausência de um trabalho educativo e preventivo, que segundo ele, poderia ter evitado muitas mortes.
“Tem chikungunya e está matando muito em Serra Talhada. Eu não gostaria que isso acontecesse. Não deveria nem ter acontecido isso. Deveria ter sido feito um trabalho de prevenção em cima do mosquito e da educação do povo, mostrando que não deveria armazenas água de forma inadequada. Mas o brasileiro só gosta de fechar a porta quando está roubado”, lamentou.

0 comentários: