Cármen embarca para Porto Alegre para funeral de Teori

13:57 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários



Do G1
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, embarcou, no início da tarde de hoje, para Porto Alegre (RS), para participar do velório do ministro Teori Zavascki.
Teori morreu ontem, aos 68 anos. O avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty (RJ) caiu no litoral do Rio de Janeiro.
Segundo o filho de Teori, Francisco Zavascki, o velório do ministro será velado nesta sexta na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na capital gaúcha, e deve ser enterrado neste sábado. (21).
O corpo de Teori será levado do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informou à TV Globo o Ministério da Defesa.
Nesta quinta, logo após a confirmação da morte, ministros e ex-ministros do STF manifestaram solidariedade à família e prestaram homenagem a Teori Zavascki.
Cármen Lúcia, por exemplo, disse que "a consternação tomou conta" da Corte. Para a presidente do Supremo, o colega era "um dos mais brilhantes juízes que ajudaram a construir a história deste Tribunal e do país".
Além dela, a ex-presidente do STF Ellen Gracie se referiu a Teori como um "irmão" e disse que ele sempre agiu com "correção, modéstia e serenidade".
Colega de Teori no STF, o ministro Luís Roberto Barroso declarou que Teori era um homem "íntegro, preparado e trabalhador". Barroso disse ter perdido um "amigo querido" e o Brasil, "um grande homem". "Somos todos vítimas de uma trapaça da sorte", completou.
Também colega do ministro, Luiz Fux lamentou a morte do "querido amigo e exemplar magistrado": "O Ministro Luiz Fux manifesta profundo sentimento de pesar aos familiares e entes queridos do Ministro, destacando o convívio pessoal e profissional que mantiveram por longos anos, no STJ e no STF, acrescentando que o Ministro Teori foi e será daquelas pessoas das quais não so nos lembraremos sempre; mas antes, jamais o esqueceremos pelo bem que realizou em prol do país e da Justiça."

0 comentários: