Relatório do Banco Mundial diz que eleições no Brasil serão as mais incertas desde os anos 80

05:19 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


Relatório do Banco Mundial diz que eleições no Brasil serão as mais incertas desde os anos 80



O Banco Mundial fez um relatório e entregou cópias dele a todos os candidatos à presidência da República, semana passada. O documento pode ser encontrado na página na internet. O título do estudo é: “Por um Ajuste Justo com crescimento compartilhado: uma agenda para o Brasil”. 

Segundo  instituição, três são os desafios principais a serem enfrentados pelo próximo governo: o primeiro é o grande desequilíbrio fiscal, ou o rombo nas contas públicas; o segundo é a falta de crescimento sustentado da produtividade, o que coloca em risco futuros aumentos na renda per capita dos brasileiros; e o terceiro desafio é a dificuldade do Estado brasileiro em oferecer serviços públicos básicos à população.

O relatório reconhece que estas eleições serão “provavelmente, as mais incertas depois da volta do país à Democracia, em meados dos anos oitenta”.

O diagnóstico reconhece a existência de “uma grande proporção de eleitores indecisos, um leque amplo de candidatos e as taxas significativas de rejeição dos nomes principais, refletem um panorama fragmentado e a ausência de consenso sobre um projeto para o Brasil.

O trabalho não é uma ação nova do banco em relação ao Brasil, mas é um estudo bem elaborado sobre nossas dificuldades, ainda que tenha sido realizado a mais de três meses antes do primeiro turno eleitoral, o que indica que muitos cenários ainda poderão ser alterados até lá. (Via: Agência Brasil)

0 comentários: