Mensagem do dia: "Como vencer o medo?"

03:23 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


""


Para respondermos a esta pergunta recorremos sempre à Bíblia, a Palavra de Deus, que tem sempre resposta a qualquer dúvida humana.
A Sagrada Escritura em Rm 8.15,16 nos afirma: “Porque não recebeste o espírito de escravidão, para outra vez estardes com medo, mas recebeste o espírito de adoção de filhos, pelo qual podemos clamar: Pai, meu Pai. O Espírito de Deus se une com o nosso espírito, para afirmar que somos filhos de Deus”. E em II Tm 1.7 está escrito assim: “Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”.
O medo tem sido a causa de muitas doenças psicossomáticas e de levar muitas pessoas à ruína, em sua vida familiar, profissional e sentimental. Grandes problemas se levantam diante daqueles que são atingidos pelo medo. Se não houver a cura, ela se transforma em fobia, encaminhando a pessoa para a mais grave loucura. Muitos usam como tratamento, medicamentos antidepressivos, tranquilizantes e outras drogas que agem na mente e amenizam o mal estar.
Podemos detectar agindo na vida das pessoas vários tipos de medo, os quais tiveram origem em problemas que traumatizaram, deixaram marcas profundas na alma, no centro das emoções, e as pessoas convivem com ela. Há medo de animais, medo de altura, medo do futuro, medo das pessoas, medo da morte, medo da solidão, medo da escuridão, medo do ridículo, medo de sentir sede, medo de sentir fome, medo de lugares fechados, medo de desagradar, medo de ofender, medo da incompreensão, medo da desaprovação, medo de ser criticado. Medo e mais medo, uma infinidade, para todos os gostos e tipos de pessoa. 
Mas, o medo não existia no ser humano quando Deus o criou. Foi um sentimento que surgiu quando o homem pecou. Vemos em Gn 3.10, a primeira declaração do medo. Até aquele momento Adão não sentia medo e não sabia o que era medo, não fazia parte de sua vida. E disse: “ouvi a tua voz soar no jardim, e tive medo, porque estava nu escondi-me”. No momento que Adão pecou, sua alma foi infectada, recebeu o “vírus” do medo, foi atingido emocionalmente, houve uma cisão no relacionamento e o medo passou a existir, e nem os animais ficaram isentos de sentir medo, pois foi estendido para todos os animais da terra, pois afirma Gn 9.2: “todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês”.
Alguns de nossos pais na fé também tiveram medo. Vejamos Jacó: Gn 31.31: “então disse Jacó a Labão, eu fiquei com medo porque pensei que o senhor ia tirar as suas filhas à força”. Já o livro de I Rs 19.9-13 nos fala de Elias se escondendo em uma caverna com medo de Jezabel. E o Evangelho de Jesus escrito por Mateus nos fala sobre o episódio de Pedro quando Jesus autorizou para que ele andasse sobre as águas: “mas sentindo o vento forte, teve medo e começou a ir para o fundo” (Mt 14.30).
O medo destrói, o medo mata. Em Mateus 17.6, nos fala da transfiguração de Jesus, quando se ouviu a voz que dizia: “este é meu Filho amado em quem tenho prazer, escutai-o, e naquele momento cobriram seus rostos porque tiveram medo. Mas Jesus se aproximando deles os tocou e disse: não tenham medo”. Mas, Deus nos tem chamado para sermos seus soldados valentes e corajosos, confiantes, vitoriosos, pessoas destemidas que não tem medo de nada. Em Rm 8.37 está escrito: “em todas estas coisas somos mais que vencedores”.
A psicologia moderna diz: “o propósito do medo é assegurar a sobrevivência do “eu”, a sobrevivência da personalidade; quando o nosso “eu” domina, o medo tem acesso livre”. Mas, enquanto Jesus Cristo não toma o lugar do “eu” você ficará sujeito a sentir medo, e desenvolver o medo.
A psicologia moderna diz que devemos aprender a conviver com o medo ignorá-lo e superá-lo. A ciência médica diz que o medo gera energia que provoca profundas alterações fisiológicas no corpo. O coração bate mais forte, a pressão sanguínea aumenta, aumenta a quantidade de açúcar no sangue, a digestão se paralisa.
Essa energia pode ser destrutiva, pois precisa ser descarregada. A lei da física diz que a energia não desaparece, continua se acumulando, aumentando a sua carga até alcançar tais proporções que causam um efeito destrutivo. Se analisarmos que o medo produz energia, e se não for eliminado ela se transformará em fobia, medo exagerado, o qual se encaminha para a paranoia e por si só à loucura. Não podemos admitir que um cristão verdadeiro possa estar sofrendo destruição causada pelo medo.
O tratamento da alma, a cura definitiva, é um processo que precisa ser realizada por Deus, e somente acontece quando Ele é Senhor de nossa vida. É necessário que o medo que atua em sua vida seja erradicado através da fé do amor e da esperança em Deus, porque o medo é uma porta que deixamos aberta para que o inimigo possa usar, para nos lançar opressão. O medo não é lançado ou criado pelo diabo em nós, porque o medo tem raiz no pecado, sendo que o pecado é um ato, mas o diabo faz uso do medo que está atuando em nós para escravizar e oprimir o homem, por isso que aquele que ainda não aceitou a Cristo como seu único Senhor e Salvador deve fazê-lo, pois é o primeiro passo para ser curado, e o segundo passo é para aqueles que já o aceitaram: devem colocar sua fé em ação, alimentando-a com a palavra e oração, praticando o amor e confessando sua esperança em deus.
Assuma seu lugar de vencedor em (e com) Jesus! Que Deus nos ajude a sermos corajosos discípulos do Senhor com a ajuda e a proteção do divino Espírito Santo. E que a paz de Deus que excede a todo o entendimento possa guardar os nossos corações e sentimentos por Cristo Jesus, o nosso Senhor.
IEADPE

0 comentários: