Mensagem do dia: "Você tem medo da solidão e da depressão?"

04:57 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


Mensagem do dia: ""


Vivemos num mundo que chora e geme, que chora e range os dentes. E a cada dia que passa o mundo tem mergulhado em mais lágrimas e dores.
E, por trás disso, há dois problemas que tem atingido proporções epidêmicas, que são a solidão e a depressão. Cada vez mais as pessoas tem se fechado em torno de si mesmas, com consequências desastrosas, destrutivas, mortíferas. Isto é visível e inegável. Os efeitos são claros e conhecidos. Diante disso, vamos aqui discorrer sobre as causas e a cura da solidão e da depressão. Normalmente, os sinais de solidão e de depressão incluem tristeza, apatia, inércia, perda de energia e fadiga, às vezes acompanhadas de insônia, dificuldade de concentração e até perda de apetite.
Podemos aqui afirmar que normalmente as causas da solidão e da depressão, ou o que leva as pessoas a sentirem vontade de se isolar é um conjunto de fatores, como a frustração, as perdas, o medo e a angústia. Por exemplo, o sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode levar uma pessoa à depressão. Aquela ideia que se tem de que a vida não faz o menor sentido. É o caso de muitas pessoas se sentirem assim como “um zero à esquerda”. E isso provoca o sentimento de isolamento, medo, solidão, depressão.
Outro fator é o medo. O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar as pessoas a quererem se isolar, sozinhas e deprimidas. Outra coisa é que quando enfrentamos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos a ficar tristes e angustiados. É e justamente nesse momento que a crise depressiva se instala e pode se instalar a vontade de querer se isolar.
E a reação natural de quem sofre depressão é fugir, esconder-se, isolar-se e até querer desistir. Isso aconteceu um dia com o profeta Elias, conforme I Rs 19. Ele certa vez em sua vida buscou se esconder, desistir dos seus projetos e desejou a própria morte. Buscou se isolar.
Todas essas situações podem explicar a solidão, o isolamento e a depressão, e todos nós estamos sujeitos a enfrentar desapontamentos, perdas, rejeições e fracassos que nos levam a períodos de desânimo. Mas devemos entender (sobretudo para aqueles que, porventura, estejam vivendo momentos de solidão, depressão e querendo se isolar) que nós temos em quem nos apoiar nas horas amargas da vida, e este nome é JESUS (Sl 125.1).
Se você enfrenta um problema difícil a ponto de desejar esconder-se em uma cisterna, saiba que o Senhor tem um escape para você (Sl 91; 46; Hb 13.5, 6). Confie no Senhor (Sl 40.1-4a; 46; 91) e busque o refúgio do Senhor (Sl 3.1-5; Pv 3.24; Sl 4.7,8). Levante hoje a sua cabeça e prossiga para o alvo que é o céu e olhando para Jesus o autor e consumador da sua fé.
IEADPE

0 comentários: