Renan volta a comandar sessão no Senado um dia após ser mantido no cargo pelo STF

04:50 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários




Renan volta a comandar sessão no Senado um dia após ser mantido no cargo pelo STF

Nesta quarta, Supremo derrubou liminar do ministro Marco Aurélio Mello que determinava o afastamento de Renan da presidência do Senado.


O presidente do Senado, Renan Calheiros, abriu sessão no plenário da Casa às 10h35 desta quinta-feira (8), um dia após ter sido mantido na presidência da Casa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou liminar que determinava o afastamento do senador. Renan não falou com a imprensa ao chegar ao Congresso e subiu direto para a tribuna.
A liminar, do ministro Marco Aurélio Mello, foi expedida na noite de segunda-feira (5). Renan se recusou a assinar a notificação, apesar de o oficial de Justiça ter passado a manhã seguinte em frente ao gabinete do senador. Na terça, a Mesa Diretora do Senado
A pauta da sessão do Senado desta quinta possui 17 itens. Entre os projetos, está o que endurece as punições para autoridades que cometem abuso. O plenário, contudo, deverá analisar um requerimento de 22 senadores que pede a retirada da urgência dessa proposta, apresentada por Renan, o que pode fazer com que o texto não seja votado nos próximos dias.
Alvo de críticas de representantes do Judiciário e do Ministério Público, a proposta também foi criticada nos protestos que ocorreram no país no último fim de semana.
Setores contrários à medida argumentam que ela representa uma espécie de retaliação de Renan Calheiros às investigações que envolvem políticos – o senador responde inquéritos no STF no âmbito da Operação Lava Jato e é réu em uma ação penal.
Investigado na Lava Jato, o presidente do Senado defende a proposta e diz que a legislação sobre o abuso de autoridade precisa ser atualizada para proteger o cidadão de arbitrariedades (assista no vídeo abaixo a uma análise na GloboNews sobre o STF manter Renan na presidência do Senado).
G1

0 comentários: