SDS confirma 15 feridos em ataque a tiros em Serra Talhada; cinco são policiais militares


Foto logo após tiroteio na Estação do Forró
Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo. Diante da agressão, os policiais reagiram.
Na ocorrência, cinco policiais militares foram atingidos: Cb Wilson de Souza Lima, Cb Dênis Carlos de Melo Nunes, 3° Sgt Poliana Maria Sobreira de Lemos, Cb José George Pereira de Oliveira e Cb Cícero José do Nascimento. Entre os atingidos, um deles foi atingido no colete balístico; dois sofreram ferimentos nos pés; um foi atingido na coxa; e outro sofreu lesões na mão, na perna e na região torácica, em área não protegida pelo colete balístico.
Além dos policiais militares, nove civis também foram atingidos durante a ocorrência. Dois já receberam alta médica e sete permanecem em atendimento. Segundo informações preliminares, nenhum dos civis apresenta quadro grave.
O autor dos disparos foi identificado como Édson Alves da Rocha, de 36 anos, residente na localidade de São João dos Gaias. Após ser ferido, o agressor foi socorrido. Informações preliminares indicam que a ambulância que realizava sua transferência entre unidades hospitalares foi interceptada, ocasião em que o indivíduo veio a óbito. As circunstâncias do fato serão investigadas.
Dois policiais militares foram encaminhados ao bloco cirúrgico, enquanto os demais receberam atendimento nos hospitais Eduardo Campos e Hospam. Posteriormente, dois policiais receberam alta médica: o militar atingido no colete balístico e um dos policiais feridos no pé.
Em relação ao policial que sofreu o maior número de lesões, informações preliminares da equipe médica indicam que o projétil que atingiu a coxa não alcançou o osso nem estruturas vasculares importantes. Da mesma forma, o disparo na região torácica não atingiu órgãos vitais. O policial encontra-se consciente, internado na ala vermelha, aguardando avaliação médica quanto à necessidade de procedimento cirúrgico e a conclusão dos exames de imagem.
Até o momento, foram registradas 15 pessoas atingidas na ocorrência: cinco policiais militares, nove civis e o autor dos disparos.
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Miragem, que investiga fraudes no sistema bancário nacional, praticadas pela gestão do Banco Digimais, controlado por Edir Macedo, bispo evangélico e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.
Segundo informações da PF, mais de 50 policiais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.
A suspeita é de que o banco tenha usado fundos de investimentos para maquiar um rombo bilionário.
As investigações foram baseadas em relatórios do Banco Central, e apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira do Digimais, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares, segundo a PF.
Os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
De acordo com informações do Estadão, o bispo Edir Macedo é um dos investigados na operação, por ser proprietário do banco. Ele não é alvo de mandado de busca e apreensão porque reside no exterior, no entanto, houve pedido de quebra do sigilo bancário de Macedo.
Entre os alvos das buscas, estão dirigentes do Digimais, como é o caso do bispo João Urbaneja, homem de confiança de Edir Macedo e seu filho, Thiago Urbaneja. Os executivos do banco Marcelo de Lima Brasil, João Alves de Campos e Rodrigo Ruggero também foram alvos de buscas.
A PF ainda cumpre buscas em endereços de José Roberto Giancoli Filho e Rodrigo Balassiano, donos da ID, gestora dos fundos do Digimais. Eles são suspeitos de ajudar na maquiagem contábil
Como funcionava o esquema
A Polícia Federal afirma que após Edir Macedo assumir o controle do banco, ele passou a focar em crédito consignado e financiamento de veículos. Houve, segundo a PF, um breve período de crescimento e depois uma “severa” deterioração, com prejuízos expressivos. Entre 2023 e 2024, então, o banco passou a emitir Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com taxas superiores a 110% do CDI.
Segundo a PF, a emissão dos CDBs atrelada à “posterior decretação de liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025, evidenciou uma exposição de aproximadamente R$ 600 milhões do Banco Digimais a carteiras de crédito da instituição”.
De acordo com investigadores, o banco passou a fazer “sistemática superavaliação de ativos inseridos nos fundos administrados pela corretora ID. Essa manobra, de acordo com a PF, teve o “o escopo de inflar artificialmente o patrimônio do Banco Digimais para viabilizar a emissão desproporcional de títulos de captação consubstancia fortes evidências da prática de gestão fraudulenta e de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis”.
22 de junho de 2026 Por Itamar França
Atração da primeira noite do São João de Petrolina, o cantor Leonardo recebeu um cachê de R$ 950 mil para se apresentar na noite da sexta-feira (19). O valor foi divulgado pela prefeitura no Diário Oficial do Município. Esse é o terceiro maior cachê divulgado até agora. O sertanejo fica atrás de Gusttavo Lima, que vai ganhar R$1,5 milhão, e Ivete Sangalo, que fechou contrato por R$ 1 milhão.
Outra atração da festa, o cantor Nattan vai receber R$ 900 mil para se apresentar no dia 27. Um dos nomes mais esperados do evento, João Gomes ganhará R$ 750 mil pelo show deste domingo na cidade onde cresceu e deu os primeiros passos na música.
Atração deste sábado (20), o cantor Pablo vai receber R$ 700 mil para apresentar suas músicas românticas ao público petrolinense. Já Tarcísio do Acordeon teve cachê de R$ 500 mil para subir ao palco na véspera do São João.
A expectativa é que os valores pagos aos demais artistas que vão se apresentar na festa sejam divulgados nas próximas edições do Diário Oficial.
Confira os cachês divulgados:
Gusttavo Lima – R$ 1,5 milhão
Ivete Sangalo – R$ 1 milhão
Leonardo – R$ 950 mil
Nattan – R$ 900 mil
Natanzinho Lima – R$ 850 mil
Simone Mendes – R$ 850 mil
Xand Avião – R$ 800 mil
João Gomes – R$ 750 mil
Pablo – R$ 700 mil
Matheus e Kauan – R$ 700 mil
Léo Santana – R$ 650 mil
Zé Vaqueiro – R$ 600 mil
Tarcísio do Acordeon – R$ 500 mil
Mari Fernandes – R$ 500 mil
Seu Desejo – R$ 500 mil
Rey Vaqueiro – R$ 450 mil
Toque Dez – R$ 402 mil
Silvânia e Berg – R$ 400 mil
Limão com Mel – R$ 350 mil
Jonas Esticado – R$ 300 mil
Eric Land – R$ 300 mil
O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu agenda na Fazenda Colônia, em Ibitiranga, distrito de Carnaíba, onde participou da tradicional Festa da Colônia, dedicada a Santo Antônio.
Durante a visita, Marconi esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, Gerente Regional de Articulação da Casa Civil, o vereador Marinho Cassiano, Tenente Gleidson, João Góes, além de outros nomes que acompanharam a agenda.
Na ocasião, Marconi fez questão de reconhecer publicamente entregas da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. Entre elas, citou a pavimentação da PE-348, estrada que dá acesso à Fazenda Colônia, passando por Ibitiranga, e que tem melhorado o deslocamento da população da comunidade e de moradores da região.