02:03 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários



Carnaval do Recife teve 1,5 milhão de pessoas em seus 52 polos

Segundo balanço da Prefeitura do Recife, 2016 foi recorde de público.
Marco Zero recebeu 300 mil pessoas na segunda-feira (8).

Do G1 PE
Geraldo Julio e Maestro Forró (Foto: Malu Veiga/G1)Geraldo Julio e Maestro Forró participaram da coletiva de balanço da folia (Foto: Malu Veiga/G1)
Com 1,5 milhão de foliões espalhados pelos 52 polos da folia no Recife, contabilizando da abertura na sexta (5) até o encerramento na madrugada  da Quarta de Cinzas (10), a prefeitura da cidade estima que esse tenha sido o maior carnaval da capital pernambucana. O destaque em quantidade de pessoas foi a segunda-feira (8), no Marco Zero, com um público de 300 mil pessoas. No entanto, a segunda sofreu diversas críticas por falta de segurança no local e brigas.
Os números foram apresentados durante coletiva no Paço do Frevo, área central da capital pernambucana, nesta quarta (10).A Prefeitura afirmou que houve reforço no número de guardas municipais nos polos de folia. Durante a coletiva, o secretário de Segurança, Murilo Cavalcanti, afirmou que não houve falhas. "É um exagero dizer que foi uma noite de confusão, foram fatos isolados. Houve brigas, claro, mas nada que fugisse do controle", afirmou.
Na soma dos polos, foram 2.504 apresentações. Dessas, foram de 99% de artistas pernambucanos, segundo a PCR. Um dos homenageados do Carnaval do Recife, Maestro Forró, esteve no local e recebeu do prefeito Geraldo Julio os agradecimentos. "Obrigado pelo carnaval, por tudo que você fez. O voo de Forró foi a imagem do carnaval do Recife, se não do mundo", afirmou o prefeito, que destacou também o carinho que o público recifense sente pelo artista.

Entre os dias 5 e 10 de fevereiros, 220 mil pessoas desembarcaram no Aeroporto dos Guararapes, na Zona Sul da capital, enquanto outros 70 mil passageiros chegaram de ônibus pelo TIP. A cidade teve ocupação de 96,4% da rede hoteleira, segundo os dados divulgados pelo poder municipal.
Prefeito apresentou balanço do carnaval ao lado de Maestro Forró e do secretário de Turismo Camilo Simões (Foto: Malu Veiga/G1)Maestro Forró, Geraldo Julio e os secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, e Saúde, Jailson Correia (Foto: Malu Veiga/G1)
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, destacou como o grande sucesso da festa os próprios foliões. "Eles que fizeram festa e nos deram o maior carnaval de todos os tempos", avaliou Simões.
O prefeito do Recife lembrou que a crise econômica do Brasil foi um dos motivos para conter gastos na folia, mas que isso não prejudicou a festa. "A gente tomou uma decisão. Batemos no peito e dissemos 'vai ter carnaval no Recife esse ano, sim'. Fizemos essa festa gigante", afirmou o prefeito, que também associou o maior número de público da festa do Recife ao fato de algumas cidades do Brasil terem cancelados seus carnavais por falta de recursos.
Esse ano, algumas das atrações foram Nação Zumbi, Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Luiza Possi, Ayrton Montarroyos, O Rappa, Emicida e Almir Rouche. Segundo o prefeito, a animação do artista foi um elemento primordial no sucesso da festa. "Os artistas estavam muito entusiasmados, alegrando nossa gente. A gente tem que parabenizar eles pelo show de folia que deram", concluiu.
Neste ano, houve também aumento do lixo recolhido durante a folia. Foram 530 toneladas de lixo, 71 toneladas a mais que o carnaval de 2015. Somente no Galo da Madrugada, foram recolhidas 120 toneladas de lixo.
tópicos:

0 comentários: