Jatobá elege a única prefeita cadeirante do País

12:12 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários




Por Magno Martins

JATOBÁ (PE) – Criado em 1997, para abrigar milhares de trabalhadores responsáveis pela construção da hidrelétrica de Itaparica, Jatobá, a 425 km do Recife, no coração do Lago de Itaparica, confluência dos sertões de Pernambuco e Bahia, ganhou uma simbologia nas eleições deste ano: elegeu Goreti Varjão (SD) a primeira mulher prefeita do município e também a única no território nacional paraplégica. Hoje com 49 anos, há exatos 18 anos ela vive numa cadeira de rodas.

Perdeu a mobilidade num terrível acidente de carro em 1998, em que estava ao volante conduzindo mais cinco pessoas na estrada que dá acesso ao município. A tragédia deixou um rastro de dor, sofrimento e o trauma pela morte de duas pessoas: o professor Valdênio Brasil, amigo da família, e o primo Antônio Carlos. Goreti, por sua vez, sofreu uma lesão na medula, paralisando o movimento das pernas. Deus, entretanto, provocou um milagre: a filha Luana, então com 13 anos, sofreu apenas escoriações e hoje, aos 31 anos, é formada em Ciência da Computação.

O carro, um Tempra, virou pó. “Foi uma fatalidade, não me lembro de nada, foi tudo muito rápido”, recorda. Mãe de mais uma filha, Maria Clara, 20 anos, e de um filho, Igor, 19 anos, Goreti submeteu-se a tratamentos rigorosos com especialistas de centros de saúde avançados do País para tentar voltar a andar, mas, infelizmente, não obteve êxito. Agora, amplia a lista dos milhares de brasileiros à espera de um milagre através da célula tronco. “Já perdi a esperança”, admite.

0 comentários: