Cobrança da ‘Taxa do Lixo’ causa indignação em moradores

06:49 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


Cobrança da ‘Taxa do Lixo’ causa indignação em moradores

A Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCR) aprovada pela Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), no final de dezembro, vem causando muita polêmica e reação dos contribuintes. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
A lei sancionada pelo prefeito Luciano Duque vai taxar todos os contribuintes ao pagamento anual de valores que variam de acordo com o tamanho do imóvel.
Entretanto, ficam isentos os hospitais que fazem a remoção do seu próprio lixo e os imóveis alugados pela prefeitura também não são taxados.
“Sou contra esta taxa e não vou pagar porque já existe o IPTU. Moro no centro da cidade e nesta semana, o caminhão do lixo sequer entrou na rua, deixando dezenas de pacotes espalhados que foram consumidos pelos cachorros. Pagar taxa de lixo pra quê”, questionou Alcimar Feitosa, 43 anos, que recebeu o carnê com uma taxa de R$ 71 a ser paga.
A dona de casa Maria de Lourdes da Silva, do bairro da Conceição, também garante que a reação será ‘boicotar’ a taxa. “Quero saber porque os vereadores ficaram embutidos, calados e aprovaram esse negócio”, desabafou, afirmando que vai mobilizar protestos nas redes sociais.
O OUTRO LADO
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura minimiza as críticas informando que a cobrança da taxa do lixo existia desde 2006, mas que após a aprovação do projeto de lei pelos vereadores, a taxa foi desmembrada do IPTU.
Os contribuintes têm até o dia 30 de julho para pagar a taxa única do imposto ou pode pagar de forma parcelada.

0 comentários: