Lula na missa: Marisa, Marisa presente!

12:16 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


07/04

2018


Foto: AP Photo/Nelson Antoine/Lula se deslocando para ir a missa                           Lula com Dilma - Foto: Leonardo Benassatto / Reuters
Do Estado de S. Paulo

O ex-presidente deixa o prédio do sindicato pela primeira vez em dois dias e sobe ao trio elétrico ao lado de apoiadores para o início da missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. O coro dos apoiadores de Lula entoa gritos de “Marisa! Marisa” e “Marisa presente!” ao redor do trio.
 
Em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, o ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, lê artigo escrito pelo Frei Beto na época que Marisa foi pela internada no ano passado.
 
“Se há uma mulher que não pode ser considerada mero adereço do marido é Marisa”, diz um dos trechos.
Manifestantes pró-Lula vibram com chegada do ex-presidente.
Gilberto Carvalho segue lendo o artigo escrito por Frei Beto em homenagem à ex-primeira dama:
"Marisa não tem a vocação política de Lula, mas sua aguçada sensibilidade funciona como um radar que lhe permite captar o âmago das pessoas e discernir as variáveis de cada situação. Por isso, é capaz de dizer a Lula verdades que o ajudam a não se afastar de sua origem popular nem ceder ao mito que se cria em torno dele. A simplicidade talvez seja o predicado que ela mais admira nas pessoas."
 
"Habilidosa na arte do silk-screen, Marisa fez a primeira bandeira do PT, num tecido vermelho trazido da Itália. Em 1981, montou em casa uma pequena oficina para estampar camisetas com símbolos do Partido, inclusive criações de Henfil."
Um único manifestante, pró-Operação Lava Jato, está em frente à sede da Polícia Federal (PF), em São Paulo. O homem carrega dois cartazes pedindo o fim da corrupção e a realização de uma “faxina geral”.
 
Jornalistas são maioria na frente do local, na expectativa de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vá para o local ainda hoje. No entanto, a PF pode buscá-lo no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, onde ele está desde a noite de quinta-feira. 
Gilberto Carvalho encerra o leitura dizendo que Marisa Letícia está em paz e mandando energia para Lula.
 
"Avessa a protocolos, gosta mesmo é de ficar entre amigos, cercada de muita planta e água, em qualquer lugar em que os filhos possam se divertir, livres das normas de segurança. Um bom jogo de buraco, o papo solto, o marido de bermudas ao seu lado e o telefone desligado – é o que basta para deixá-la em paz."
A expectativa é que a Polícia Federal busque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede do Sindicato do Metalúrgico do ABC emviaturas descaracterizadas, de acordo com sindicalistas e nomes próximos ao petista. Ele deve se entregar neste sábado após a missa em homenagem à ex-primeira dama Marisa Letícia, que começou há pouco. 
Após a leitura do artigo em homenagem à ex-primeira-dama, apoiadores do ex-presidenteque estão em cima do trio cantam “Maria Maria”, composta por Milton Nascimento.
Ex-presidente Lula deixou o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, causando comoção dos manifestantes. Ministro Edson Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão.
Os apoiadores de Lula entoam gritos de "Aqui está o povo sem medo, sem medo de lutar!”, "Resistência, resistência!" e "Lula Livre". 
Um dos padres que está no trio elétrico declara:
"A luta pacífica, respeitando-nos mutuamente, dando-nos as mãos contra o arbítrio, lutando por reformas profundas que necessitamos nesse país".

"Vocês se lembram do tempo do golpe civil-miliar, anos de chumbo, que nós saímos às ruas em defesa das grandes bandeiras: saúde, educação e moradia. O povo unido jamais será vencido!". Em seguida, manifestantes entoam os mesmos versos. 
Em seguida, começam a cantar os versos de "O que é? O que é?", de Gonzaguinha.
Dilma Roussef, Manuela d'Avila, Guilherme Boulos, Gleisi Hoffmann e outros apoiadores do ex-presidente acompanham o coro de cima do palco.
O Dom Angélico Sandalo Bernardino declara: “É bonito ver o povo cantando no meio de tanta luta, contemplando injustiças, contemplandovergonhas, juízes condenando e dizendo que têm convicções, mas não têm provas. E o povo não desanima!” 
Dom Angélico Sandalo Bernardino chama Dilma Rousseff para proferir oração atribuída a São Francisco de Assis. Apoiadores entoam coro de “Dilma guerreira da pátria brasileira”.
Dilma Rousseff: "O presidente Lula é um homem de religião e fé, que se inspira em um representante da Igreja Católica que teve compromisso com os mais pobres, que tinha e que redigiu o primeiro documento contrário à escravidão. Um dos primeiros defensores da terra, de todas as formas de vida, um ecologista. Um grande inspirador do Papa Francisco, que escolheu o seu nome para o representar. E que honra a melhor tradição da Igreja Latino-americana e que é tão bem representada aqui pelo nosso querido Dom Angélico Sandalo Bernardino. O presidente Lula se inspirou nesses valores, essa oração é uma oração de paz, de uma época da humanidade, e que hoje mais do que nunca, mostra que nós somos da paz. Nós não somos nem da injustiça e nem da violência."
Neste momento, apoiadores cantam "Asa Branca", de Luiz Gonzaga. Apoiadores entoam gritos de: "Não se entrega! Não se entrega!" Lula acena e manda beijos para os apoiadores que estão em torno do trio elétrico.
Militantes que não conseguiram ir para rua estão pendurados nas janelas do Sindicato dos Metalúrgicos para assistir à missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia. Em resposta ao coro que pede para o ex-presidente não se entregue, o Dom Angélico Sandalo Bernardino diz: "Podemos clamar, resistir, mas é o nosso Lula que vai dizer a sua palavra e nós que vamos acolhê-la." A leitura dos versículos é interrompida momentaneamente para acionar uma equipe médica. Um dos manifestantes em frente ao trio elétrico passou mal. Antes de começarem a cantar o clássico de Zeca Pagodinho, "Deixa a vida me levar", o cantor Flávio Renegado diz: "Esse não é o fim, é começo, pessoal! É hoje que começa o dia de resistência!" A pastora luterana Luz Marina, após abraçar Lula, declara:
A pastora luterana Luz Marina, após abraçar Lula, declara:
 
"A Dona Marisa Letícia foi a sua companheira e é a nossa inspiração. E em nome dela e do Lula vamos para todo lugar, vamos lutar, vamos continuar. E se essas pernas [apontando para as pernas de Lula] não puderem percorrer o país, as nossas irão percorrer por elas. Se essa voz for impedida, as nossas continuarão clamando por justiça. Nós estamos juntos! Lula Vive! "
Um dos padres no palco: "Eu sou padre operário. Hoje me lembra 40 anos atrás, no Estádio da Vila Euclides, tinha uma população igual a essa daqui, de trabalhadores e trabalhadoras de todas as idades, de todas as religiões, de todas as igrejas. Estávamos reivindicando coisas importantes e Lula estava intermediando como presidente do sindicato para saber se os patrões daquela época iam aceitar as nossas propostas justas."

0 comentários: