2018 PF cumpre ação da Lava Jato em Pernambuco

08:34 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


21/06
Diário de Pernambuco 
A Polícia Federal deflagrou, hoje, a Operação Greenwich, que investiga crimes praticados em prejuízo de subsidiárias da Petrobras, como por exemplo a Petrobras Química S/A (Petroquisa). Onde ordens judiciais – um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão – estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Timbaúba, município da Mata Norte pernambucana. Quarenta policiais federais participam dessa 52ª fase da Operação Lava Jato. 
Mais uma vez o esquema criminoso identificado em várias oportunidades em contratações da Petrobras se repetiu também em suas subsidiárias. As informações e provas reunidas até o momento demonstram que o Grupo Odebrecht foi favorecido na obtenção de contratos, em troca de repasses de recursos a funcionários da empresa, quer seja através da entrega de valores em espécie, quer seja através de remessas para contas bancárias estabelecidas no exterior.
As contratações eram direcionadas com o estabelecimento de parâmetros que só poderiam ser atendidos por empresas do Grupo Odebrecht. O nome atribuído à operação policial (GReenwich) remete a uma das contas bancárias mantidas no exterior e destinada ao recebimento de valores indevidos e transferidos pelo Grupo Odebrecht a funcionários de subsidiárias da Petrobras em troca da "defesa" de interesses do grupo empresarial nas contratações.
As investigações apontam para a prática de diversos crimes como a fraude em processos de contratação das empresas das subsidiárias da Petrobras em favor do Grupo Odebrecht, corrupção, crimes financeiros e lavagem de ativos. Os presos serão escoltados para a sede da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição do Juízo da 13a Vara Federal.
PERNAMBUCO – No Recife, desde às 6h, 40 policiais federais e servidores da Receita Federal distribuídos em oito equipes estão dando cumprimento a nove mandados de buscas e apreensão sete em Recife, dois em Timbaúba e dois mandados de prisão (1 temporária e 1 preventiva). Os dois mandados de prisão não foram cumpridos em virtude de um dos presos não ter sido encontrado no local e o outro ter sido preso no Rio de Janeiro. Todo o material apreendido será encaminhado ainda hoje para a coordenação da Operação Lava Jato em Curitiba/PR.

0 comentários: