Com Ceará em crise, governador sanciona leis para combater violência

05:10 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


Com Ceará em crise, governador sanciona leis para combater violência

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou neste domingo (13) um pacote de leis aprovadas nesse sábado (12) pela Assembleia Legislativa para o enfrentamento à violência no Estado. Há mais de dez dias o Ceará enfrenta uma onda de insegurança, com ataques atribuídos a facções.

Entre as medidas estão a convocação de policiais militares e bombeiros militares que estão na reserva; o aumento da quantidade de horas extras que podem ser feitas por policiais, bombeiros e agentes penitenciários, de 48 horas para 84 horas mensais; e autorização de convênios e parceria com a União e outros estados na cessão de policiais ao Ceará.

Além disso, foram criadas a Lei da Recompensa, que prevê o pagamento em dinheiro para informações que sejam prestadas pela população à polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos ou na prisão de suspeitos; o Fundo de Segurança Pública e Defesa Social; e o banco de informações sobre veículos desmontados.

Foram implantadas ainda regras de restrição ao uso do entorno dos presídios do Estado para prevenir fugas e garantir mais segurança.


FOTO: José Cruz /  Agência Brasil

O pacote de leis foi publicado em edição extra do Diário Oficial.

“Essas importantes medidas reforçarão o sistema de segurança para garantir a proteção da nossa população e do patrimônio, na capital e no interior do Estado. Reitero meu agradecimento aos nossos deputados e deputadas pelo apoio imediato. O Ceará está forte e unido contra o crime organizado”, afirmou Camilo Santana, pela assessoria de imprensa.

0 comentários: