Mensagem do dia: "O que significa ter fé como grão de mostarda?"

04:33 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


Mensagem do dia: ""


Certa vez os discípulos do Senhor disseram ao Mestre: “Aumenta-nos a fé. E Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria” (Lc 17.5,6). Mas, o que significa ter fé como grão de mostarda?
Muitos não entendem o que Jesus quis dizer quando falou sobre ter fé como grão de mostarda; saem por aí dizendo que se você tivesse um “grãozinho” de fé já veria milagres acontecendo, e que se você não está experimentando nada, é porque não tem fé nenhuma. Mas o Mestre não seria incoerente, afirmando em um momento que uma pequenina fé como um grão de mostarda resolve tudo, para logo a seguir repreender seus discípulos por terem uma fé pequena como naquela ocasião em que Ele ordenou que os ventos e o mar se acalmassem. Estão lembrados deste episódio? Pois bem, de modo algum Cristo faria isto de entrar em contradição!
Então, o quê, de fato, Jesus estava ensinando? Vejamos o texto em que se encontra o registro destas suas palavras. Diz assim a Bíblia: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria” (Lc 17.5,6).
Tudo começou com um pedido dos discípulos por uma fé maior. Observemos que o interesse deles é pela questão do crescimento da fé. Jesus havia lhes ensinado antes algo sobre a prática do perdão que lhes parecia impossível de se viver; então, como que dizendo que o nível de fé deles não alcançava este ensino, pedem mais fé para poder perdoar como o Senhor quer. E é exatamente nesta hora e contexto que Jesus lhes responde: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda...”. Repare que Ele não disse fé “do TAMANHO”, mas falou claramente: “COMO” (apesar da tradução NVI ter erroneamente traduzido este versículo como “do tamanho de” – o que está errado). Na verdade o Senhor ensinava sobre a semelhança entre a fé e uma semente e não sobre o tamanho da fé.
E que semelhança pode haver entre um e outro? Enxergue o paralelo que Jesus estabeleceu: os discípulos estão olhando para sua própria fé e vendo-a tão pequenina que não alcança o nível do ensino do Mestre; então reconhecem que sua pequena fé precisa crescer. Mas como fazer crescer a fé? Bem, eles pedem a Jesus que faça sua fé aumentar, só que Jesus simplesmente ensina-os que a responsabilidade de aumentar a fé não era de Deus, mas deles mesmo! E então os ensina como fazê-lo: usando a lei de semeadura e da ceifa. Se você tem um grão de mostarda, mas reconhece que ele não é suficiente para o que você precisa, e quer aumentar seu estoque de mostarda, o que deve fazer? Bem, é plantar para que possa colher mais. Toda semente plantada se multiplica; e se o plantio for se repetindo, a mostarda irá multiplicando-se! Assim é com a fé.
Não importa se o que você tem é pouco, você pode aumentar, fazer crescer sua fé. Não adianta orar para que Cristo o faça, pois Ele não vai fazer; já não fez pelos discípulos para ensinar que é responsabilidade nossa, e não fará por nós. Há orações que Deus jamais responderá, uma vez que já tenha dado toda instrução em sua Palavra para resolvermos o problema. Então, para que nossa fé cresça, temos que SEMEÁ-LA. E a forma pela qual se semeia a fé é mediante seu exercício; quando usamos a fé que temos em uma necessidade específica, e vemos a intervenção de Deus, colhemos mais fé. Pois à medida que a usamos, e vemos os resultados, ela se fortalece e assim vai crescendo até que possa chegar ao ponto de transportar não somente amoreiras, como também montes. Glória a Deus!
Precisamos aprender hoje e sempre a fazer crescer a nossa fé. Como diz a Escritura: “a justiça de Deus se revela de fé em fé” (Rm 1.17). Poderíamos exemplificar esta verdade dizendo que a vida de fé é como galgar uma escada, degrau após degrau. Há diferentes níveis de fé e devemos crescer neles. O Senhor Jesus mencionou os diferentes níveis de fé ao elogiar a “grande fé” de alguns (como, por exemplo, daquele centurião romano que tinha um servo enfermo; e também daquela mulher cananéia cuja filha encontrava-se endemoninhada). Mas Cristo também chegou a repreender a “pequena fé” de outros, como por exemplo, dos próprios discípulos.
Quer dizer, Deus não quer que sua fé seja sempre pequena, mas que cresça. Há um crescimento na fé; a Bíblia diz que a fé dos tessalonicenses “crescia muitíssimo” (2 Ts 1.3). Então hoje faça crescer e desenvolver sempre a sua fé no Deus que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E vá rompendo as barreiras de fé em fé no poderoso nome de Jesus. Amém!
IEADPE

0 comentários: