Itaíba promove ações para combate ao coronavírus

05:31 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários


A prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), assinou um decreto prorrogando o pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial da União (IPTU) do exercício 2020 para 31 de agosto deste ano. A decisão se insere entre as medidas tomadas no enfrentamento à crise causada pelo novo coronavírus.
A chefe do Executivo ressaltou que a ação se faz urgente diante a crise financeira que afeta todos os moradores de Itaíba decorrentes das restrições das atividades econômicas devido ao isolamento social para fins de proteção à vida, em razão da Covid-19. A prefeita também aproveitou a reunião com sua equipe para fazer um balanço das medidas que estão sendo desenvolvidas desde meados de março, quando se iniciou a quarentena.
Ela destacou os decretos já editados, entre eles o que suspendeu as aulas e efetivou as restrições de mobilidade como forma de garantir a vida e as ações desenvolvidas pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. “Graças a Deus estamos trabalhando, dia e noite, para salvar vidas, cuidar das pessoas, sem olhar a quem nem a política, porque vida não tem cor nem partido. Enquanto se preocupam com votos, críticas e nada fazem, nós trabalhamos, incansavelmente, e vamos continuar porque Itaíba e seu povo vai superar essa crise, vai dar a volta por cima e vamos comemorar nossa vitória com um grande abraço em nossa amada terra lá na frente”, declarou Regina.
Na saúde, além de duas obras importantes entregues como as novas UBS José Severiano e a de Caraíbas, que chegaram para reforçar o trabalho durante a pandemia, foram feitos investimentos na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas, óculos, macacão, álcool em gel, entre outros. Além disso, foram adquiridos 02 monitores multi-parâmetro, 02 bombas de infusão, 01 DEA, 02 respiradores, 01 Raio-X, 01 CR digita, Ichroma II para a realização de teste rápido a partir do quinto dia dos sintomas e 10 lavatórios de prevenção à Covid-19.
Boa parte desses equipamentos vai para o Hospital Municipal João Vicente, que ganhou 13 leitos exclusivos para tratamento dos pacientes diagnósticos com o novo coronavírus. Os investimentos somam mais de R$ 500 mil. A Prefeitura de Itaíba, contudo, revela que só recebeu até agora R$ 235 mil do Governo de Pernambuco para combater a pandemia.
Novos profissionais foram contratados para atuar nas barreiras sanitárias e no hospital de campanha. Paralelo a isso, há o trabalho de higienização das ruas da cidade e dos distritos. Na Assistência Social, houve a distribuição de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social; distribuição de mais de 5 mil máscaras às famílias carentes, nas filas de bancos, lotéricas, praças, espaços públicos, nos Cras e Creas de Itaíba e Negras, e em ações no Jirau. Foram ainda distribuídos 300 kits com sabonete, álcool em gel, máscaras e toalhas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Por sua vez, a Secretaria de Educação garantiu a destinação de merenda escolar aos mais de 6 mil alunos da rede municipal de ensino, através do kit merenda. Ao todo, estão sendo distribuídas 50 toneladas de alimentos, com a primeira etapa iniciada em abril e a segunda fase na próxima semana.

0 comentários: