Médico de ST alerta para uso de medicação para a covid-19

05:37 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários



de
Na última live, realizada pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Serra Talhada, na segunda-feira (11), o médico George Lorena, que atende na Rede Municipal de Saúde (RMS), alertou a população sobre as fake news que apontam corticóides e vermicidas para combater o covid-19, que consequentemente vêm culminando na perigosa prática da automedicação.
Na sua participação, o médico afirmou que ainda não existe nenhuma evidência forte que prove que esses medicamentos são eficazes,  que as pesquisas estão caminhando, mas não terão resultados positivos do dia para a noite.
O médico também relatou que estão em busca de oferecer o que há de mais moderno no combate à pandemia, mas quem tiver sintomas deve procurar atendimento.
“Já foi marcado uma reunião com médicos de fora para a gente discutir quais serão as medicações que a gente vai usar. Cada dia vamos  nos atualizando, ver o que sai de orientação, inclusive no exterior, para a gente ter o que tiver de mais moderno. Mas, orientamos que, se o paciente tiver  sintomas deve procurar atendimento logo para a gente ver e definir, dentro do protocolo, se deve tomar a medicação ou não”, disse Dr. George.
Ele alerta a seguir, que a automedicação é arriscado, não protege e ainda faltará para quem precisa.
“A automedicação pode ocasionar várias coisas ruins, por exemplo, o paciente que nunca teve contato, vai tomar, não vai se proteger, vai sofrer os efeitos colaterais da medicação e vai faltar para quem precisa. E se futuramente tiver o contato, não previne. Então, a recomendação atual é: não existe medicação preventiva para a  doença. Se tiver alguma coisa, deve ser orientado pelo médico para saber como começar as medicações”.

0 comentários: