COLUNA DO ADEILDO ALVES.
FORTALECENDO A REELEIÇÃO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) vem consolidando alianças estratégicas em diversas regiões do estado, com a adesão de prefeitos e lideranças políticas ao seu grupo. Após vitórias importantes em cidades como Olinda e Paulista, Raquel ganha fôlego político e já conta com apoio majoritário entre os gestores municipais. Mesmo com a força de João Campos no Recife, a chefe do Executivo estadual avança com articulação mais sólida e pavimenta seu caminho rumo à reeleição em 2026.
JOÃO AINDA REFLETE… – Apesar de ainda não ter oficializado sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se movimenta como principal nome da oposição para 2026. Nos próximos meses, sua presença fora da capital deve crescer significativamente, com visitas a municípios do interior, encontros com lideranças políticas e discursos com foco em temas estaduais. João tem ganhado visibilidade nas redes sociais, é tratado como pré-candidato natural, ainda assim não tem a certeza de concorrer o pleito. Se em fevereiro Raquel aparecer com menos de 10 pontos abaixo do socialista, ele irá pensar seriamente em encarar o desafio…
O vereador César Tenório (PSB) manifestou indignação durante a 15ª sessão ordinária realizada nesta terça-feira (13), com um áudio do colega Edson do Cosmético (PSD), no qual este lamenta ser um dos poucos a exercer de fato o papel de fiscalizador do Executivo. Para César, a declaração de Cosméticos foi infeliz e desconsidera o trabalho de outros parlamentares, inclusive da oposição. Ele citou Zé Negão (PP) como exemplo e, nas entrelinhas, criticou a ausência de reconhecimento aos próprios aliados de Edson na Casa.
SINTONIA COM AVANÇOS – A boa sintonia entre o prefeito Pedro Alves e o vice Marquinhos Melo, ambos do PSDB, tem assegurado estabilidade política e avanços concretos em Iguaracy. O trabalho conjunto com o secretariado tem resultado em ações efetivas no município. Com experiência na gestão pública, Marquinhos tem sido peça importante no fortalecimento da administração, contribuindo diretamente para o progresso da cidade. A atuação do jovem tem ganhado destaque na gestão Pedro Alves que obteve quase 70% de aprovação em levantamento realizado pelo Instituto Expressão.
POR FALAR EM IGUARACY… – Recém-chegado à Câmara de Iguaracy, o vereador Paulinho da Celpe vem mostrando habilidade política ao marcar presença em agendas de peso. Recentemente acompanhou a governadora Raquel Lyra em eventos em Caruaru e Arcoverde, ao lado do ex-prefeito Zeinha Torres. Conciliando sua atuação no município com essa participação ativa em eventos de grande visibilidade, Paulinho da Celpe sinaliza um futuro promissor na política de Iguaracy.
EM CAMPO – O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana (Sem Partido) vem realizando na surdina, visitas estratégicas visando uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ontem, ele esteve em Petrolina, cumprindo agenda. Com perfil articulado e boa aprovação como gestor, Marconi se mostra confiante na disputa por uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco, mirando representar com firmeza o povo sertanejo no parlamento estadual.
NA TEORIA UNS, NA PRÁTICA OUTRO… – Embora o engenheiro Danilo Simões e o advogado Edson Henrique tenham sido anunciados como assessores especiais da Casa Civil, quem vem representando a governadora em eventos públicos é o jornalista Mário Viana Filho. Foi assim na reabertura do Cine São José, com direito a fala, e também na abertura dos Jogos Escolares fase regional. Na prática, Mário representa; os demais, parece que apenas figuram no anúncio.
Durante a sessão desta terça-feira (13), a vereadora Juliana Aparecida (Solidariedade) contestou as declarações do médico e ex-prefeito de Tabira, Edson Moura, que criticou a Casa de Parto Humanizado de Serra Talhada. Juliana classificou a fala como desinformada. “A gente tem que ver o que está falando para não levar uma desinformação”, disse. Moura havia sugerido que o investimento fosse destinado a uma unidade de hemodiálise, defendendo a cesariana como método mais seguro.
FIM DA REELEIÇÃO – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar nesta quarta-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que propõe o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. A medida também prevê a ampliação do tempo de mandato para cinco anos e, no caso dos senadores, para dez anos. A iniciativa é do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).
O POBREMA É TEMPO… – Rapaz, dá um trabalho da gota escrever a tal da coluna política, mas me comprometi vez por outra tacar os dedos no teclado e produzir essa parte importante das informações políticas, os bastidores. O pobrema é tempo que o caba num tem. O corre corre atrapalha em cheio nossas lidas diárias na produção de conteúdo. Mermo assim eu vou tirar um tiquim do tempo, nem que seja semanalmente. Fui!!!!!
0 comentários: