Sílvio Costa pode ser o fato novo em Jaboatão

04:12 Blog do Adeildo Alves 0 Comentários



Se o quadro já não era tão favorável para a reeleição do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), com a entrada no páreo do ex-deputado Silvio Costa, pré-candidato pelo Republicanos, se complicou ainda mais. Silvio pode até não ter de largada potencial eleitoral de assustar, mas é um animal político, inteligente, sabe criar fatos, bom de debate, sagaz e uma metralhadora com munição de míssil. 
Lembro muito bem uma frase dele a mim quando ainda era candidato a deputado federal. "Magno, se eu me eleger, em três meses estou na mídia nacional". Não deu outra. Parecia algo profético. Não só começou a ocupar os espaços da mídia além da fronteira de Pernambuco como o que pregava tinha combustão e ressonância.
Tanto que chegou a despontar rapidamente na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, ainda na fase anterior à que assumiu a liderança  do Governo Dilma na Câmara dos Deputados. Audacioso, daqueles que têm coragem de mamar em onça, Silvio Costa é profissional da política. 
Se os Ferreira sobrevivem da fama de família bem-sucedida eleitoralmente, Silvio é páreo nesse quesito também. Elegeu Silvio Costa Filho, o primogênito, deputado federal, uma bela surpresa no Congresso, e João Paulo Costa deputado estadual. 
Por cima, ainda teve uma boa votação para o Senado, mesmo numa candidatura quase que avulsa. Em Jaboatão, sem um único vereador como cabo eleitoral, teve mais de 30 mil votos numa eleição polarizada entre os candidatos de Paulo Câmara e de Armando Monteiro.
Silvio é arrojado, estrategista e tem liderança. Como existe um vácuo no conjunto da oposição em Jaboatão, pode atrair o apoio de pesos pesados e se apresentar como o chamado azarão da eleição municipal na Região Metropolitana do Recife.
Silvio tem ainda a simpatia do eleitor cativo de Lula e do PT - e Jaboatão é Nordeste, reduto ainda fortemente influenciado pelo ex-presidente. Nunca apareceu em nenhum escândalo, mesmo na liderança de um Governo que caiu mais pelo rastro da corrupção do que mesmo pela denúncia que serviu de amparo e base jurídica ao impeachment de Dilma. 
Anderson, portanto, que se cuide e comece a rever a sua estratégia de campanha. Silvio Costa tem todos os ingredientes para incendiar a campanha no segundo maior colégio eleitoral do Estado, sobretudo depois da declaração da delegada Gleide Ângelo, a favorita, conforme a última pesquisa do Opinião, de que não será candidata.

0 comentários: